Notícias

​Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?

11/10/2023

noticias

Você quer comprar um rancho ou um sítio? A denominação das propriedades rurais depende de tamanho e localização, mas também de questões culturais

Quem busca por uma propriedade rural em imobiliárias e sites de classificados pode se deparar com diversas nomenclaturas: ranchos, chácaras, sítios e fazendas podem parecer iguais para quem é leigo no assunto. Na verdade, mesmo para os entendidos, a definição de cada tipo de imóvel pode parecer confusa — ela se relaciona com o tamanho do terreno, a localização, mas também tem muito a ver com questões culturais e pode mudar de região para região.

Por exemplo: em algumas partes da Região Norte, o tamanho é o fator mais importante para diferenciar sítios, chácaras e fazendas, enquanto no Sul as características do imóvel também são consideradas para essa categorização.

De modo geral, podemos dizer que as chácaras são propriedades menores e mais próximas da zona urbana, os sítios são um pouco maiores e mais afastados, enquanto ranchos são terrenos maiores, porém direcionados ao lazer. As grandes propriedades que não se encontram nessas outras definições podem ser chamadas de fazendas. A seguir, explicamos melhor cada um dos conceitos, para uma compreensão mais profunda. 

O que é uma chácara?

Começando pelo menor tipo de propriedade rural, costuma-se denominar chácara aqueles imóveis menores e mais próximos da cidade — geralmente com apenas uma casa, algumas poucas hortas ou pomares, além de alguns animais. 

Não há uma definição exata de tamanho, mas sendo esse o menor tipo, existem chácaras com alguns milhares de metros quadrados até cerca de 10 ou 12 hectares (cada hectare equivale a 10 mil m2). Em algumas regiões do País, chácaras também são propriedades usadas apenas para moradia ou lazer, sem produção agrícola.

O que é um sítio?

Quando uma propriedade rural é maior ou mais afastada da zona urbana, convencionou-se chamá-la de sítio — mesmo que usada exclusivamente para lazer. Além disso, sítios podem ter mais estrutura para produção agrícola e ser a principal fonte de renda dos moradores. 

De certo modo, o sítio é uma espécie de minifazenda, com área total entre 12 ha e 100 ha. Vale lembrar que outra medida muito popular para propriedades rurais é o alqueire, cujo tamanho pode mudar pelo Brasil: um alqueire paulista, mais usado no Sul/Sudeste, vale 2,42 ha, enquanto alqueire mineiro é o dobro disso e o alqueire do Norte corresponde a 2,72 ha. 

O que é um rancho?

Rancho é uma denominação mais popular no Sul e Sudeste, utilizada principalmente pelo interior de São Paulo. Corresponde a uma grande propriedade (maior que uma chácara), mas com foco no lazer ou turismo: tem uma casa confortável e, possivelmente, rios ou lagos. 

Em outros estados, como Minas Gerais e algumas regiões pelo Sul do País, rancho é o nome dado à construção onde são colocados os equipamentos e suprimentos.

O que é uma fazenda?

Em resumo, as fazendas são as propriedades rurais maiores — mais de 100 ha ou 40 alqueires — e com mais estrutura para produção agrícola. Além da sede, podem existir diversas áreas de criação de animais, imensas roças com máquinas, ranchos para equipamentos e funcionários, além de outras construções. Muitos donos de fazendas não moram nessa propriedade, tendo uma casa na cidade ou uma chácara menor para uso próprio.  

Para concluir, é sensato dizer que propriedades com as mesmas características podem receber o nome de rancho em uma região ou sítio em outra — de modo que a nomenclatura talvez não seja o método mais adequado para decidir qual propriedade comprar. Na dúvida, vale muito a pena conversar com um especialista para encontrar o imóvel mais adequado para os objetivos desejados. 




Fonte: ummitagro.estadao.com.br

Outras Notícias

O Que São Condomínios?

Condomínios: Promovendo Comunidades Residenciais Sustentáveis e Seguras Condomínios residenciais, sejam eles compostos por cas...

"Mandamentos" básicos para se dar bem com os vizinhos

Ser um bom vizinho é mais fácil do que parece. Respeite o Espaço: Dê espaço aos seus vizinhos, tanto físic...

Municípios do Estado do Tocantins

Localizado na bela região norte do Brasil, o estado do Tocantins é um dos mais recentes estados do país, com uma área terr...

Desvendando os endereços em Palmas

A cidade de Palmas foi criada com um sistema de endereçamento original, atualmente conhecido como "endereço antigo," que &eacu...

​Como Escolher o Melhor Bairro ou quadra para Morar em Palmas, Tocantins

Comprar uma casa é uma decisão emocionante, mas também uma das mais importantes que você tomará em sua vida. Ao esco...

​Dicas para Valorizar seu Imóvel antes da Venda

Vender uma casa pode ser um processo emocionante, mas também desafiador. Uma das chaves para garantir um processo de venda tranquilo e, possive...

Descubra as Vantagens de Morar em Palmas, a Joia do Tocantins

Quando se trata de escolher um lugar para morar, muitos fatores são considerados, desde a qualidade de vida até as oportunidades dispon&...

Descubra a Flexibilidade do Flex Stay: Uma Nova Abordagem na Hospedagem

Viajar é uma experiência incrível, mas muitas vezes enfrentamos desafios quando se trata de encontrar acomodações qu...

​Qual o peso das eleições para o futuro do mercado imobiliário?

O cenário político influenciará o país nos próximos quatro anos, o que torna este momento ainda mais delicado Espe...

​Os custos relacionados ao imóvel parado, como evitar?

Há épocas em que a retração do mercado de locação acaba trazendo prejuízo para os proprietário...

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

Sobre

  • RICARDO MONTEIRO
    Corretor de Imóveis - 
    CRECI 2496 - TO
    ACSV SO 32 (305 Sul), Av. LO 05, Lote 04, Sala 01
    Plano Diretor Sul -  Palmas - TO – Cep: 77.015-438

Contato

  •   (63) 9840-16366 (Tim)

  •   Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 9 às 18hs

  •   Fale Conosco

www.rmi.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias