Notícias

Garantias para locação de imóvel

17/06/2021 - Garantias para locação de imóvel

noticias

Garantias para locação de imóvel

Fiança, fiador. Título de capitalização. Você sabia que até o cartão de crédito pode servir como garantia para se alugar um imóvel? Saiba tudo sobre as garantias de locação.

Garantias de locação de forme detalhada e separada em tópicos:

nº 1. Fiança/fiador

Essa é a única modalidade gratuita.

É a modalidade em que uma pessoa, o fiador, garante assumir as obrigações financeiras do devedor,  caso este não as cumpra, inclusive possíveis despesas judiciais.

De acordo com o código civil, o credor, no caso, o proprietário do imóvel, não é obrigado a aceitar o fiador se este não comprovar ser uma pessoa idônea, ou seja, apropriada para aquela circunstância.
 
Ou; se o fiador não morar no município onde tenha de prestar a fiança e não possuir bens suficientes para cumprir a obrigação ou renda compatível com valor da locação, que geralmente é de 3 vezes o valor da locação.

nº 2. Seguro de fiança locatícia

Previsto na lei do inquilinato, o seguro de fiança locatícia substitui o fiador nos contratos de locação e garante o pagamento do aluguel e dos demais encargos do locatário em caso de inadimplência.

Essa modalidade funciona a partir da contratação de uma “apólice de seguro” pelo inquilino, cujo proprietário é o único beneficiário. o valor do prêmio a ser pago depende da análise de crédito de quem deseja alugar o imóvel, e por isso varia, geralmente é algo entre um a três vezes o valor do aluguel do imóvel.

Como em qualquer seguro, o de fiança locatícia também oferece algumas assistências gratuitas que podem ser interessantes, como chaveiro, instalação de chave tetra, troca de segredo das fechaduras e reparos hidráulicos.

O valor do seguro fiança além da análise de crédito e também depende do que o locador exige de cobertura do locatário, as coberturas mínimas são: aluguel, danos ao imóvel, pintura se for nova. O contrato de “seguro fiança” é de renovação anual. Ou seja, a cada ano, é preciso investir um novo montante.

nº 3. Titulo de capitalização

Desde 2005, os locatários sem fiador encontram esta modalidade de garantia. Em termos gerais, significa dizer que o futuro inquilino oferece ao locador um fundo de investimento, negociado ou não em bolsa, como garantia.

Se aceito, o fundo será subordinado à tutela da comissão de valores mobiliários (cvm) para administração de sua carteira e rendimentos. É o que diz artigo 76 da lei 11.196/2005, que deixa claro que empresas de capital aberto de previdência complementar privada e empresas seguradoras, como a própria porto seguro, poderão criar fundos de investimento com base, exclusivamente, em planos de previdência e seguro de vida.

Em caso de inadimplência do locatário, essas quotas de investimento serão entregues como garantia ao locador. Neste caso, o locador deverá notificar o locatário para que este pague a dívida em 10 dias, sob pena de tomar para si as cotas. Se a dívida não for paga, o locador deverá pedir que o administrador do fundo transfira o que for suficiente para saldar a dívida.

Se o locatário já tiver um fundo de investimento e este for aceito como garantia, não há maiores custos envolvidos. Sem inadimplência, o dinheiro retorna com rendimentos.
 
Valor mínimo para título de capitalização é de 08 a 12 alugueis, somadas todas as taxas de aluguel, condomínio e IPTU se houver, de acordo com a análise de crédito, o período mínimo para resgate é a cada 15 meses e o título é reaplicado a cada período de 15 meses, sendo que o resgate antecipado haverá deságio proporcional ao período que faltar, o título é resgatado ao final do contrato após serem cumpridas todas as cláusulas contratuais.

nº 4. Cartão de crédito

É uma modalidade de garantia de locação, onde o locatário paga uma taxa mensal de 10% do valor do pacote de locação, que será descontado do cartão de crédito e substitui a necessidade de fiador.

O cartão deverá possuir 4 vezes de limite sobre o valor do pacote da locação para imóvel residencial e 8 vezes de limite para imóvel comercial.

A taxa de análise de crédito é de r$ 120,00.

nº 5. Garantia de aluguel – pagamento antecipado de aluguel 

Neste caso, o inquilino vai precisar fazer um pagamento adiantado na hora de locar o imóvel. O valor que será usado como garantia é equivalente a três meses de aluguel (pacote de locação), valor estipulado dentro da lei, mas é preciso estar no contrato. Esta possibilidade é vantajosa para o inquilino porque, ao término do contrato, ele pode reaver o valor, caso não exista nenhum dano no imóvel e não tenha necessidade de qualquer manutenção. Garantias para locação de imóvel 
 
É importante lembrar que todas as condições estão condicionadas a aceitação e aprovação após análise de crédito e não deverão possuir restrição no cpf ou cnpj.

Para finalizar deixo uma frase de Benjamin Franklin:

“investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” 

 Um forte abraço. Sucesso!




Fonte: https://publicidadeimobiliaria.com/garantias-para-locacao-de-imovel/

Outras Notícias

O Que São Condomínios?

Condomínios: Promovendo Comunidades Residenciais Sustentáveis e Seguras Condomínios residenciais, sejam eles compostos por cas...

"Mandamentos" básicos para se dar bem com os vizinhos

Ser um bom vizinho é mais fácil do que parece. Respeite o Espaço: Dê espaço aos seus vizinhos, tanto físic...

Municípios do Estado do Tocantins

Localizado na bela região norte do Brasil, o estado do Tocantins é um dos mais recentes estados do país, com uma área terr...

​Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?

Você quer comprar um rancho ou um sítio? A denominação das propriedades rurais depende de tamanho e localizaçã...

Desvendando os endereços em Palmas

A cidade de Palmas foi criada com um sistema de endereçamento original, atualmente conhecido como "endereço antigo," que &eacu...

​Como Escolher o Melhor Bairro ou quadra para Morar em Palmas, Tocantins

Comprar uma casa é uma decisão emocionante, mas também uma das mais importantes que você tomará em sua vida. Ao esco...

​Dicas para Valorizar seu Imóvel antes da Venda

Vender uma casa pode ser um processo emocionante, mas também desafiador. Uma das chaves para garantir um processo de venda tranquilo e, possive...

Descubra as Vantagens de Morar em Palmas, a Joia do Tocantins

Quando se trata de escolher um lugar para morar, muitos fatores são considerados, desde a qualidade de vida até as oportunidades dispon&...

Descubra a Flexibilidade do Flex Stay: Uma Nova Abordagem na Hospedagem

Viajar é uma experiência incrível, mas muitas vezes enfrentamos desafios quando se trata de encontrar acomodações qu...

​Qual o peso das eleições para o futuro do mercado imobiliário?

O cenário político influenciará o país nos próximos quatro anos, o que torna este momento ainda mais delicado Espe...

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

Sobre

  • RICARDO MONTEIRO
    Corretor de Imóveis - 
    CRECI 2496 - TO
    ACSV SO 32 (305 Sul), Av. LO 05, Lote 04, Sala 01
    Plano Diretor Sul -  Palmas - TO – Cep: 77.015-438

Contato

  •   (63) 9840-16366 (Tim)

  •   Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 9 às 18hs

  •   Fale Conosco

www.rmi.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias